quarta-feira, 9 de junho de 2010

Carta em resposta ao convite

Maia, 27 de Maio de 2010-05
Olá meninos da turma 22 da Escola de Maximinos
Agradeço muito o convite que me enviaram. Pelo que dizem, Braga merece ser visitada. Apesar de trabalhar nessa cidade, não a conheço muito bem, principalmente no que toca à gastronomia. Depois do vosso convite vou estar mais atenta às belezas de Braga e aos pitéus de que me falaram.
Aproveito para vos convidar também a conhecer a cidade da Maia. A Maia é uma localidade muito antiga, mas só é cidade desde 1986. É uma cidade que está muito perto do Porto e, por isso, se diz que a Maia pertence ao Grande Porto. Em alguns montes da região existiram povoados da Idade do Ferro. Os romanos também deixaram aqui as marcas da sua ocupação.
A história desta terra também está ligada à fundação da nacionalidade. Alguns historiadores dizem que o príncipe Afonso Henriques foi educado na Maia, junto da família dos Mendes Maia, à qual pertenceu Gonçalo Mendes Maia, o “Lidador”, um herói maiato. Pesquisem sobre Gonçalo Mendes Maia para saberem mais sobre este fidalgo. Vão ver que descobrem coisas interessantes.
Quanto a monumentos, Maia não possui a riqueza da Braga, mas tem três muito antigos e bem conservados que até são monumentos nacionais: a Igreja da Águas Santas ou Igreja da Nossa Senhora do Ó. do século XII; o Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, que é do ano 862; o Marco Miliário, que faz parte de uma série de oito marcos miliários da estrada que ligava Braga a Lisboa.
A Maia não tem praias, mas tem um grande parque e bastantes jardins. Há um rio que passa na Maia, o Rio Leça. Infelizmente é um rio muito poluído, pelo que não dá para dar uns mergulhos nos dias de calor. Quanto à gastronomia, o cabrito assado é um dos pratos típicos da Maia, bem como o bacalhau à Zé do Pipo.
Eu não nasci na Maia, nasci no Porto. Vim morar para a Vila da Maia há quase 30 anos. Repararam que disse “vila” da Maia? É que quando para cá vim morar ainda não era cidade.
O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro está situado na Maia e é também nesta cidade que existe o Jardim Zoológico do norte do país. É pequeno mas bem organizado. Vão gostar de o conhecer. Está a ser pensado um maior, mas vai demorar alguns anos a construir.
Ficaram com vontade de vir conhecer a Maia? Já não falta muito para cá virem. Até ao dia 18.
Antes de acabar esta carta (que já está bem grande), quero dizer-vos que gostei muito de vos ver trabalhar neste ano lectivo. Gostei também de ver que sabem comportar-se. Parabéns! Parabéns também à vossa professora e às estagiárias.
Um beijinho da
Fernanda Leopoldina Viana

Sem comentários: