quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cartas ao Pai Natal

Competências: ser capaz de escrever uma carta individualmente;
relatar sentimentos sobre a época natalícia.
Actividade: diálogo sobre o Natal, definindo a função do Pai Natal, bem como as necessidades psicológicas e económicas de pessoas que não conhecemos;
escrita da carta ao gosto dos alunos;
reescrita depois de corrigida pela professora.



Querido Pai Natal:
Nos sítios onde há pessoas pobres, eu queria que lhes desses prendas. A todos nós e aos ricos dá-lhes pouca coisa. Esses têm muito dinheiro. Eles deviam dar dinheiro aos mais pobres, por isso vou desejar este Natal, muito feliz, aos pobres.
Concede-me este desejo
Daniela Sofia

Pai Natal:
Como arranjas as renas e o trenó?
Queria saber como fazes a magia das renas? Como é que estás?
Pai Natal! Tu ajudas os pobres, os doentes, as pessoas que passam fome e aquelas que não têm dinheiro. Aqueles que não têm roupa, nem sapatos, nem casacos…também tentas ajudar.
Até sempre Pai Natal.
José Pedro Teixeira Gomes

Querido Pai Natal:
Eu desejava que este Natal desses prendas aos mais pobres de África e de todo o Mundo; hospitais, orfanatos e colégios. Também prometo portar-me bem todo o ano.
Gostaria de saber como consegues dar presentes em todos os países e como arranjas o trenó e as renas?
Feliz Natal
Daniela Luísa

Querido Pai Natal:
Eu gostava de te ver, mas tu estás sempre a dar presentes aos meninos e meninas quando eles estão a dormir à noite. Depois vais para o orfanato.
Tu és muito querido Pai Natal. Eu gostava de te ver, nem que fosse uma vez.
Eu quero que tu, um dia, entres pela janela, assim poderia pedir um desejo.
Sara Catarina Ferreira

Pai Natal:
Gostaria que fosses à minha casa para comeres alguns doces de Natal; rabanadas, bacalhau e biscoitos de Natal.
Ó Pai Natal, podes dar presentes aos pobres? Podes dar comida, dinheiro e uma casa?
Pai Natal! Ajuda a sorrir os pobres e os meninos para brincarem mais felizes.
Pai Natal! Ajuda-me a ser bom aluno e bem comportado!
Teu amigo
Rui Manuel Ramos

Querido Pai Natal:
Olá Pai Natal estás bom?
Eu chamo-me André Xia.
Posso passear contigo?
Eu gostava de ir à praia. Nunca lá fui! Tu trazes a tua lancha?
Eu sei que és amigo de toda a gente.
Concede-me o meu desejo.
Até sempre, Pai Natal
André Xia


Querido Pai Natal:
Eu queria que todas as pessoas festejassem o Natal. Que as pessoas montassem o pinheiro de natal e o presépio.
Que tu trouxesses brinquedos aos que não têm nada. Que tragas comida também. Também quero que em todas as cidades haja enfeites de Natal; nos prédios e nas ruas. Que houvesse pinheiros em todo o lado.
Marco António

Querido Pai Natal:
Eu queria que os meninos e meninas que vivem em orfanatos fossem mais felizes.
Eu tenho dois meninos na minha sala que são do orfanato. Um, está longe do seu avô, tem muita saudades dele e, às vezes, bate nos colegas, enquanto que o outro não se importa com nada…
Eu queria que este Natal fosse feliz para estes os dois e também para toda a gente do Mundo.
Muitos beijos
Bárbara

Sem comentários: